O curso é realizado por meio de aulas, palestras, visitas técnicas, oficinas e mentorias. São aproximadamente 365 horas de atividades. Durante o curso, os participantes são estimulados a refletir sobre seu projeto de vida, perfil empreendedor, escolhas profissionais e direcionamento de carreira. As aulas são presenciais e acontecem as segundas, quartas e sextas-feiras das 14 às 17h30.
Matriz Curricular
Informática Básica
Hardware, software, funcionalidades do teclado, ferramentas do word, elaboração de apresentações em Power Point e uso da Planilha Excel.
Produto: Elaboração de apresentações utilizando conhecimentos adquiridos.
Plano de Negócio
Missão, Visão e Valores, Matriz SWOT, Método 5W2H, Pilares da inovação em Negócios.
Produto: Elaboração do plano de negócio.
Marketing
Criação de “diferencial do serviço/produto”, distinção entre marketing, propaganda e venda, gestão da marca, padrões de comportamento do consumidor, plano de marketing estratégico, tático e operacional, branding.
Produtos: Definição de persona, segmento de mercado e versão prévia Plano de Marketing.
Mídias Sociais
Plataformas de design gráfico CANVA, WhatsApp Business; planejamento de um Blog; plataformas de CMS; registro de domínio; Facebook e Instagram empresariais.
Produto: Criação do WhatsApp, Facebook, Instagram e blog do negócio.
Empreendedorismo
Diferencial competitivo; propósito e posicionamento da marca; Persona e Arquétipos, Balance Score Card; Proposta de Valor e Protótipo. Gestão com foco em planejamento e liderança.
Produto: Definição do perfil empreendedor.
Avaliação Econômica de Negócios
Análise de mercado, preço de venda de produtos e serviços, pró-labore, custo médio de um funcionário. Para análise financeira, utilizou-se a tabela dinâmica do Sebrae SC.
Produto: Análise de viabilidade do negócio.
Noções de Direito do Trabalho
Vínculo empregatício, direitos trabalhistas, rescisão de contrato, estabilidades.
Vendas Online
E-commerce e principais plataformas de vendas (OLX, ETSY, Mercado Livre), Configuração de uma loja Online, Processo de Venda e Atendimento ao cliente, Chat GPT- características e formulação de perguntas.
Finanças Pessoais
Caderneta de Poupança, Títulos Privados, Títulos Públicos, e Ações. As diferenças entre renda fixa e renda variável, alguns tipos de impostos. Conceitos básicos, sobre inflação e diversificação de risco, planejamento financeiro, orçamento e fluxo de caixa pessoal.
Empreendedorismo na Prática
Tipos de empreendimento. Visão de futuro. DNA e identidade empresarial. Modelo de negócios. Posicionamento. Custos e Receita. Objetivos e metas. Plano de Ação.
Produto: Pitch de Negócios.

Como atividade final da disciplina de Empreendedorismo na Prática, os alunos organizam um Pitch de Negócios no Espaço FESAG, na qual divulgam seus empreendimentos e expõem produtos e serviços.

Visitas Técnicas
O programa promove visitas técnicas a micro e pequenas empresas catarinenses, com o intuito de ouvir dos próprios empreendedores detalhes sobre o negócio, tais como o motivo de sua criação, as dificuldades enfrentadas, a existência ou não de planejamento prévio, a elaboração de um plano de negócios, a obtenção de consultoria de órgãos especializados, entre outras questões.

Palestras e Oficinas
As palestras e oficinas com profissionais reconhecidos, em sua área de competência, visam complementar o aprendizado, diversificar o conhecimento e ampliar a rede de relacionamentos.
Mentorias
As mentorias têm como objetivo a consolidação de negócios e são direcionadas aos alunos que já empreenderam ou estão em fase de estruturação de seus empreendimentos. É fundamental monitorar a evolução da ideia de negócio após o processo de estruturação e o início das atividades. Haverá incentivo ao aprimoramento contínuo dos empreendedores e à troca de experiências. As mentorias serão implementadas pela primeira vez em 2025.