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Curso Complementar em Administração

O curso é realizado por meio de aulas, palestras, visitas técnicas, oficinas e mentorias. São aproximadamente 365 horas de atividades. Durante o curso, os participantes são estimulados a refletir sobre seu projeto de vida, perfil empreendedor, escolhas profissionais e direcionamento de carreira. As aulas são presenciais e acontecem as segundas, quartas e sextas-feiras das 14 às 17h30.

Matriz Curricular

Informática Básica

Hardware, software, funcionalidades do teclado, ferramentas do word, elaboração de apresentações em Power Point e uso da Planilha Excel.

Produto: Elaboração de apresentações utilizando conhecimentos adquiridos.

Plano de Negócio

Missão, Visão e Valores, Matriz SWOT, Método 5W2H, Pilares da inovação em Negócios.

Produto: Elaboração do plano de negócio.

Marketing

Criação de “diferencial do serviço/produto”, distinção entre marketing, propaganda e venda, gestão da marca, padrões de comportamento do consumidor, plano de marketing estratégico, tático e operacional, branding.

Produtos: Definição de persona, segmento de mercado e versão prévia Plano de Marketing.

Mídias Sociais

Plataformas de design gráfico CANVA, WhatsApp Business; planejamento de um Blog; plataformas de CMS; registro de domínio; Facebook e Instagram empresariais.

Produto: Criação do WhatsApp, Facebook, Instagram e blog do negócio.

Empreendedorismo

Diferencial competitivo; propósito e posicionamento da marca; Persona e Arquétipos, Balance Score Card; Proposta de Valor e Protótipo. Gestão com foco em planejamento e liderança.

Produto: Definição do perfil empreendedor.

Avaliação Econômica de Negócios

Análise de mercado, preço de venda de produtos e serviços, pró-labore, custo médio de um funcionário. Para análise financeira, utilizou-se a tabela dinâmica do Sebrae SC.

Produto: Análise de viabilidade do negócio.

Noções de Direito do Trabalho

Vínculo empregatício, direitos trabalhistas, rescisão de contrato, estabilidades.

Vendas Online

E-commerce e principais plataformas de vendas (OLX, ETSY, Mercado Livre), Configuração de uma loja Online, Processo de Venda e Atendimento ao cliente, Chat GPT- características e formulação de perguntas.

Finanças Pessoais

Caderneta de Poupança, Títulos Privados, Títulos Públicos, e Ações. As diferenças entre renda fixa e renda variável, alguns tipos de impostos. Conceitos básicos, sobre inflação e diversificação de risco, planejamento financeiro, orçamento e fluxo de caixa pessoal.

Empreendedorismo na Prática

Tipos de empreendimento.  Visão de futuro. DNA e identidade empresarial. Modelo de negócios. Posicionamento. Custos e Receita. Objetivos e metas. Plano de Ação.

Produto: Pitch de Negócios.

Apresentação do Pitch do Negócio

Como atividade final da disciplina de Empreendedorismo na Prática, os alunos organizam um Pitch de Negócios no Espaço FESAG, na qual divulgam seus empreendimentos e expõem produtos e serviços.

Visitas Técnicas

O programa promove visitas técnicas a micro e pequenas empresas catarinenses, com o intuito de ouvir dos próprios empreendedores detalhes sobre o negócio, tais como o motivo de sua criação, as dificuldades enfrentadas, a existência ou não de planejamento prévio, a elaboração de um plano de negócios, a obtenção de consultoria de órgãos especializados, entre outras questões.

Palestras e Oficinas

As palestras e oficinas com profissionais reconhecidos, em sua área de competência, visam complementar o aprendizado, diversificar o conhecimento e ampliar a rede de relacionamentos. 

Mentorias

As mentorias têm como objetivo a consolidação de negócios e são direcionadas aos alunos que já empreenderam ou estão em fase de estruturação de seus empreendimentos. É fundamental monitorar a evolução da ideia de negócio após o processo de estruturação e o início das atividades. Haverá incentivo ao aprimoramento contínuo dos empreendedores e à troca de experiências. As mentorias serão implementadas pela primeira vez em 2025.